O trabalho Presbiteriano nesta cidade teve início no mês de março de 1960, na residência do Presbítero José Pereira de Andrade, que veio da cidade de Botucatu, São Paulo, com sua família. Porém, as atividades foram interrompidas em maio de 1962 em virtude de mudança de residência da família de um ponto central da cidade para um local mais afastado, dificultando o acesso dos participantes.
No dia 22 junho de 1963, foi reaberto o trabalho Presbiteriano em Jacareí com um "CULTO SOLENE" às 20h em um salão alugado à Rua Dr. Lúcio Malta, 578. Estavam presentes o Rev. José Duarte Junior, pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil em São José dos Campos, acompanhado de presbíteros, do Coral e vários crentes. Também estava presente o Rev. Eliel Martins, que pastoreava a Igreja Cristã Evangélica local; o Rev. João Rangel Simões, pastor do Presbitério de Araraquara, SP, vários crentes presbiterianos e muitos crentes de outras igrejas evangélicas locais.
Foi instalada naquele momento a "Congregação Presbiteriana em Jacareí" filiada à Igreja Presbiteriana do Brasil em São José dos Campos, que pertencia ao Presbitério de São Paulo.
Com a Graça de Deus o trabalho ia cada vez mais sendo fortalecido, e o sonho de construir a igreja incomodava todos os membros da Congregação.
Em janeiro de 1969, uma comissão do Presbitério de Piratininga reuniu-se e atendeu o pedido da Congregação Presbiterial de Jacareí, visto que ela oferecia condição para ser organizada em igreja e consolidar o trabalho presbiteriano na cidade, com a graça do Senhor Jesus Cristo.
No dia 6 de junho de 1969, num CULTO SOLENE e histórico às 19h30, no salão de cultos, com a presença do Rev. Ludgero Machado Moraes e do Rev. Atael Fernando Costa, membros da Comissão Executiva do Presbitério Piratininga, SP, encarregada de organizar Igrejas, e com as presenças do Rev. João Rangel Simões e do Presbítero José Pereira de Andrade, arrolaram-se trinta e quatro membros comungantes e nove membros não comungantes.
Dá-se, então, a organização eclesiástica da Igreja Presbiteriana do Brasil em Jacareí. A Comissão Executiva (CE) do Presbitério Piratininga empossa o Rev. João Rangel Simões para pastorear a nova Igreja constituída.


Missão

Evangelizar, ser acolhedora, terapêutica e alegre, buscando o crescimento, com um ensino religioso edificante e uma mensagem bíblica e clara, dentro dos princípios da IPB.

Visão

A IPB é uma comunidade de famílias cristãs reformada comprometida com a proclamação da Palavra, com a educação e com a transformação do ser humano e da sociedade.

Valores

Somos uma Igreja Presbiteriana reformada, membros da Igreja Presbiteriana do Brasil. Reconhecemos a Confissão de Fé de Westminster e os Catecismos Maiores e Menor como fundamento de nossa fé reformada. Subscrevemos o Pacto de Lausanne como expressão Bíblica da missão da igreja.

Cremos: como seguidores de Jesus Cristo, confessamos nossa fé no Deus vivo, revelado por meio das Escrituras como o Deus trino: Pai, Filho e Espírito Santo. Adoramos e servimos a Deus Pai, como criador e sustentador de céus e terra; a Jesus Cristo, como Senhor e Salvador, que busca a reconciliação de todo o universo com ele mesmo; e ao Espírito Santo, como o consolador, intercessor e mantenedor da nossa fé, que nos capacita para servir a Deus no mundo.

- A Bíblia como Palavra de Deus, diretriz da nossa fé e disciplina das nossas práticas, que registra a revelação divina para a redenção da totalidade da criação.

- Todos os seres humanos são formados à imagem de Deus para amá-lo, adorá-lo e servi-lo. Em decorrência da queda humana, causada pela rebelião contra o Criador, porém, a realidade do mal e do pecado nos separa de Deus e se instala, com todas as suas funestas conseqüências, em todas as áreas do relacionamento humano, bem como em todo o mundo criado por Deus.

- Jesus de Nazaré, o Cristo, é o único mediador entre Deus e os homens e mulheres. A sua encarnação é o nosso modelo de vida e missão. O seu sacrifício na cruz é a expiação dos nossos pecados e a expressão da sua graça redentora. A sua ressurreição é o anúncio de vida nova e a esperança de novos céus e nova terra.

- A igreja como um sinal visível do Reino de Deus é formado pelos que acolheram o evangelho e assim constituem o corpo comunitário de Cristo, o qual, sob a marca da Palavra e do Espírito, está comprometido com a vivência testemunhal ativa da unidade e missão de Deus no mundo.

- O anúncio da missão redentora e restauradora de Deus no mundo, com o qual nos comprometemos, se concretiza por meio do compromisso de vida, da palavra anunciada, da voz profética, da ação de fé realizada e do sinal milagroso de Deus entre nós. Missão que é confiada por Deus à igreja e que se realiza a cada geração e em todos os lugares deste mundo criado por Deus, sempre no poder do Espírito Santo.

- A esperança na volta de Cristo, quando ressuscitará os mortos e trará salvação eterna e julgamentos finais, estabelecendo novos céus e nova terra, onde habita a justiça, conforme a promessa da sua própria Palavra.

Galeria de Fotos

Veja abaixo algumas imagens que registram a história da nossa igreja.

Sobre a nossa igreja

Conheça mais ou se comunique com a nossa igreja acessando os links abaixo:

Conheça nosso Pastor Envie-nos uma mensagem